Rede mesh: O que é e quais são as suas vantagens?

Atualizado: há 3 dias


O termo Wi-Fi Mesh é derivada do inglês, a palavra "mesh" é traduzida como "malha" no português, pois é a melhor definição para o sistema de rede sem fio que promete levar Wi-Fi à casa toda sem perdas. Projetado inicialmente para bases militares e prédios de grandes corporações, e apesar do alto custo, a tecnologia agora chega aos lares dos consumidores.


O que é rede mesh?


A rede mesh é uma tecnologia de ponta, que garante alta qualidade de conexão, pois permite criar um sistema Wi-Fi formado por dois ou mais dispositivos, que se comunicam entre si para formar uma rede única.


O Wi-Fi Mesh é uma nova tecnologia de redes sem fio, onde todos os terminais são conectados entre todos, agindo como uma única rede sem fio com vários pontos espalhados. Parece com o conceito de usar repetidores, mas funciona de forma diferente.


Ao contrário dos repetidores, os módulos que compõem a rede mesh distribuem o sinal uniformemente em todo o ambiente. Ao se locomover com um dispositivo conectado à rede o sistema seleciona automaticamente qual a melhor opção de conexão possível, garantindo sempre o máximo desempenho.


Como funciona o sistema de rede mesh?




A tecnologia mais utilizada em roteadores mesh é a Wi-Fi 5 com dual band (5 GHz e 2,4 GHz), porém também existem com Wi-Fi 4 e Wi-Fi 6. O sistema mesh cria uma única rede para as duas frequências, assim os dispositivos podem se conectar sempre no melhor sinal disponível, melhorando a experiência de navegação e garantindo a melhor conexão possível.


Quais os benefícios do Wi-Fi Mesh?


Um dos benefícios é a possibilidade de utilizar o máximo de velocidade de sua rede Wi-Fi o tempo todo, diferente do que acontece ao usar um roteador, porque há um limite para amplificar o sinal. Desde que os pontos de acesso estejam sempre dentro do alcance uns dos outros, e que você possua quantos pontos forem necessários, não é preciso configurar pontos adicionais, é só ligar e usar.


Há estudos urbanos para a implementação de redes Wi-Fi públicas utilizando a tecnologia Mesh, visto que dada a disponibilidade de pontos de acesso, é possível conectar uma cidade inteira, com um mínimo necessário para configurar a rede.