top of page

Qual é a cidade mais inteligente do Brasil?

Uma ‘Smart City’ que significa cidade inteligente é quando um município utiliza tecnologia para melhorar a conectividade das pessoas, principalmente quando se trata de serviços que agregam ao cotidiano.


A tendência integra IoT, IA, cloud, conectividade, blockchain, realidade virtual/mista, gameficação, e centenas de outras tecnologias para melhorar a qualidade de vida nas cidades e reduzir o impacto ambiental. As cidades inteligentes não são somente cidades mais conectadas e sim, as que tornam o uso do que é público eficiente e eficaz.


Por exemplo, não adianta projetar prédios com grandes estacionamentos, se ninguém mais possui carro e só anda de Uber. Pensando nesses pontos, São Paulo é, pelo segundo ano consecutivo, a primeira colocada no Ranking Geral do Connected Smart Cities 2021, e também entre as cidades com mais de 500 mil habitantes, além das cidades na região Sudeste.


Já o segundo lugar ficou com Florianópolis (SC), seguido por Curitiba (PR), Brasília (DF) e Vitória (ES). Na sexta posição está São Caetano do Sul (SP), seguida por Rio de Janeiro (RJ), Campinas (SP), Niterói (RJ) e Salvador (BA). Inclusive, a capital paulista lidera ainda nos eixos de Mobilidade e Acessibilidade.


As maiores dificuldades são fatores como a integração de diversas áreas e desta forma, o controle do consumo sobre aquele serviço e orçamento, como iluminação e estacionamento.


Adaptado do texto: https://olhardigital.com.br/2021/09/14/pro/voce-sabe-qual-e-a-cidade-mais-inteligente-do-brasil/


bottom of page