top of page

Conheça 4 dicas para deixar o roaming de dados mais acessível





















Quantas vezes você já utilizou seu celular hoje? Pode ser uma ligação, acessar suas redes sociais, ver sua caixa de entrada do e-mail, fazer o download de uma apresentação ou enviar o relatório do último mês para sua equipe. Se você não estiver em seu escritório, pode fazer tudo isso utilizando o roaming de dados.


Economizar dinheiro sempre é uma boa escolha. Por mais que a opção dos dados móveis pareça ser a mais apropriada para determinadas ocasiões, saber como otimizar o uso é a chave para não ser surpreendido. Veja como:


1. Confira com antecedência os pacotes de roaming de dados disponibilizados pelas operadoras


Verifique com as operadoras como funcionam e quais são os custos dos planos de roaming de dados. Compare-os entre si e escolha um que seja adequado à realidade do seu negócio. Normalmente, a cobrança é feita separadamente na fatura de quem possui plano pós-pago.


Então, é importante verificar, previamente, os preços e a quantidade de tempo cobrados, a fim de planejar os gastos a mais na conta e realizar os alinhamentos necessários.


2. Dê permissão de uso somente aos colaboradores que viajam pela empresa


Conscientize-os sobre desativar o roaming quando não estiverem usando. Algumas atividades, como sincronização automática e fechamento correto de aplicativos, também interferem diretamente no uso de roaming de dados. Você pode ainda planejar se é mais válido sugerir a compra de um chip pré-pago local, caso o tempo de permanência do profissional for muito extenso.


3. Utilize wi-fi


Pense se as tarefas podem aguardar até que um computador ou o acesso à rede wi-fi estejam disponíveis. Essa espera pode ser útil para baixar ou enviar arquivos pesados, que consumiriam muitos dados que não serão utilizados prontamente. Veja se vale mais a pena pagar para utilizar o wi-fi em um cyber café, cafeteria ou hotel. Mesmo tendo esse gasto, se for adquirido com um pacote pelos dias utilizados, possivelmente ele saia mais em conta do que o pagamento do uso de roaming.


4. Use um software que faça o gerenciamento da utilização do roaming de dados


Esses sistemas indicam em quanto está o uso de dados e qual é a melhor opção para os seus usuários. Dessa forma, será possível gerenciar melhor essa utilização. Dependendo do sistema, existem aplicativos que podem ser instalados gratuitamente no celular para enviar alertas de como está o uso da internet móvel, wi-fi e roaming.


Essas dicas para deixar o roaming de dados mais acessível são para que você não tenha problemas com o valor da fatura ao recebê-la ou fique sem acesso à internet porque seu pacote de dados terminou.

bottom of page