top of page

Como funciona uma casa inteligente?






















Muitas pessoas que levam uma vida corrida desejam ter uma casa inteligente que possa ser controlada por meio de um dispositivo móvel, a fim de economizar tempo ao realizar diversas tarefas do dia a dia. Mas Como funciona uma casa inteligente?


Uma casa inteligente opera com o uso de dispositivos conectados à internet que podem ter suas funções automatizadas. Isso permite que o usuário controle esses dispositivos por meio de smartphones, tablets, computadores, notebooks ou até mesmo por meio de reconhecimento de voz, além de poder programar seu uso de acordo com suas necessidades.


Uma casa inteligente (ou smart home, em inglês) é uma residência que utiliza tecnologia para automatizar, controlar e gerenciar diversos aspectos da vida doméstica, como iluminação, temperatura, segurança, entre outros. A automação desses sistemas permite que o usuário controle e monitore sua casa de forma remota e personalizada.

Algumas das principais tecnologias utilizadas em uma casa inteligente são:

  1. Dispositivos de Internet das Coisas (IoT): sensores, câmeras, termostatos, fechaduras, eletrodomésticos, entre outros, que se conectam à internet para transmitir informações e receber comandos;

  2. Sistemas de automação residencial: permitem que o usuário configure ações automáticas, como acender as luzes ou ajustar a temperatura, baseado em eventos específicos, como a hora do dia, a presença de pessoas, etc.;

  3. Assistente virtual: é um software que usa reconhecimento de voz para executar comandos, como tocar música, definir um temporizador ou responder a perguntas. Como a Alexa, Google home e a Siri da Apple;

  4. Redes de comunicação: São redes de internet wi-fi que permitem a comunicação entre todos os dispositivos da casa, tanto para controlá-los quanto para receber informações sobre o status de cada um;

  5. Aplicativos de controle: permitem que o usuário controle e gerencie sua casa inteligente de forma remota, através de um smartphone, tablet ou computador.


A possibilidade de definir horários para ligar os aparelhos elétricos é apenas um exemplo prático do funcionamento de uma casa inteligente. A automação residencial pode ir além e executar tarefas mais complexas, como ativar a câmera de segurança ao tocar a campainha, dispensando a necessidade de executar esses comandos diariamente, pois o processo é automatizado.


Os sistemas de automação residencial são cada vez mais avançados e integrados, abrangendo desde televisores Smart TV até geladeiras com Wi-Fi, ar condicionados, câmeras de segurança e iluminação inteligente. Por exemplo, a pessoa pode programar quando a cafeteira elétrica irá ligar de manhã ou o horário que as luzes irão apagar de noite.

Vantagens de ter uma casa inteligente:

Comodidade e praticidade

Programar a cafeteira elétrica para fazer o café um pouco antes de acordar ou programar o aspirador robô para aspirar enquanto você está fora de casa

é sem dúvida alguma muito prático e economiza tempo.

Maior segurança


Você pode configurar alarmes e câmeras da casa como desejar, além de controlar tudo pelo smartphone ou tablet. Além disso, muitos aparelhos de segurança são ativados por sensores de presença.

Economia de energia elétrica


Com a casa inteligente, você pode programar horários de funcionamento ou solicitar que os aparelhos desliguem sozinhos, por meio de sensores de movimento.

Além do controle de quando os aparelhos irão ligar e desligar, é possível definir a potência e a intensidade dos dispositivos, o que também contribui para maior economia de luz.

Valorização do imóvel


A casa inteligente é um investimento que valorizará o imóvel, caso queira alugar ou vender depois.

Em alguns casos, o valor de um imóvel pode aumentar em até 20% após a instalação de uma casa inteligente. Além disso, uma pesquisa realizada pela imobiliária estadunidense Coldwell Banker constatou que 81% das pessoas têm mais predisposição para adquirir um imóvel com sistema de automação residencial.


A casa inteligente é uma tendência mundial e que também está em crescimento no Brasil. Uma casa inteligente utiliza tecnologia para tornar a vida doméstica mais conveniente, segura e eficiente, oferecendo uma maior comodidade, praticidade e controle ao usuário, modificando o modo de vida de todas as pessoas de maneira direta ou indireta.


Comece agora a revolucionar o seu dia a dia, dê o primeiro passo para ter uma casa inteligente e escolha a melhor conexão de internet do Distrito Federal. Ente em contato com a gente!

コメント


bottom of page