top of page

5 motivos para trocar o seu roteador






















Ter uma internet de qualidade é importante para praticamente tudo hoje em dia, como estudar, trabalhar, assistir séries e jogar.


A maioria das conexões à internet acontecem por meio de um roteador. Apesar de muito importante, o aparelho costuma ficar esquecido em algum lugar da casa por anos e com o tempo acaba ficando defasado.


Pensando nisso, separamos cinco motivos para você trocar de roteador. Eles vão desde deixar o Wi-Fi mais forte até mais segurança na rede.


1. Problemas no alcance do sinal

Ter problemas com o alcance do sinal WiFi pode ser frustrante, especialmente se você mora em uma casa grande ou em um apartamento com muitas paredes.


Roteadores antigos podem ter um alcance de sinal mais limitado, o que pode afetar a qualidade da transmissão em todos os cômodos da casa. Ao escolher um novo roteador, é importante considerar o tamanho da sua residência e os obstáculos que podem afetar o sinal.


Mesmo com um roteador moderno, pode ser necessário usar um extensor ou repetidor de sinal para expandir o alcance do sinal.


2. Muitos dispositivos conectados à rede

Quanto mais aparelhos conectados à internet, a velocidade de conexão é dividida e por isso, diminui.


Se na mesma casa existem muitas pessoas conectadas à internet por meio de diversos dispositivos, como smartphones, notebooks e tablets, é necessário um novo roteador.


Para evitar um WiFi lento, é fundamental fazer a troca do roteador para um que opere a, pelo menos, 300 Mbps de velocidade.


3. Roteador antigo

Com o passar do tempo, roteadores antigos podem ficar obsoletos e não conseguir entregar a mesma qualidade de sinal que os modelos mais atuais.


Além disso, dispositivos modernos, como smartphones, também podem exigir uma passagem de banda maior, o que pode resultar em problemas de comunicação com roteadores antigos.


4. Frequência de sinal diferente

A frequência de sinal é um aspecto importante a ser considerado ao escolher um novo roteador. Frequência de sinal diferente entre o roteador e os dispositivos conectados podem ser um problema.


Dispositivos atuais geralmente são "dual band" e trabalham nas frequências de 2,4 GHz e 5 GHz. Roteadores mais modernos capazes de operar nessas frequências podem oferecer uma conexão de maior qualidade.


5. Falta de segurança

O roteador não tem só a ver com a velocidade e a qualidade da conexão, tem a ver também com segurança. Um roteador antigo pode não ter as tecnologias necessárias que oferecem segurança aos seus dados.


Alguns aparelhos permite ao usuário verificar quem está conectado à internet, histórico de navegação e até bloquear sites específicos. É interessante para os pais que querem proteger os seus filhos de alguns acessos à internet.

Comments


bottom of page