8 de ago de 20221 min

WIFI: barreiras que interferem no sinal

Você sabia que determinados objetos podem se tornar barreiras e interferir na qualidade da sua conexão Wi-Fi?
 

Se você tem um sinal instável em sua casa, mesmo com um bom roteador e velocidade adequada, o problema pode estar na quantidade de barreiras que o sinal tem que superar e na frequência com que determinados dispositivos emitem durante a operação.

Isso ocorre porque as ondas emitidas pelas antenas do roteador são sensíveis a obstáculos e interferências, que podem afetar o alcance do sinal e a velocidade de transferência de dados. É por isso que, em algumas residências, o sinal de conexão em um cômodo pode ser mais forte ou mais fraco que no outro.

O melhor é que os roteadores fiquem sempre colocados no alto. Nunca tente colocá-lo atrás de armários, gavetas ou móveis e mantenha-o afastado de:
 

✔ Espelhos

Se posicionado de frente para o roteador, podem fazer com que o sinal seja refletido e não seja propagado corretamente ocorrendo o efeito "bate-e-volta".

✔ Aquários

Líquido é uma barreira para o sinal Wi-Fi, e quanto maior a concentração de água, maior será a interferência.

✔ Micro-ondas

Podem operar na mesma frequência do seu roteador Wi-Fi, causando interferência no sinal do mesmo.

✔ Paredes

São obstáculos mais comuns na propagação do sinal Wi-Fi, podendo deixá-lo mais fraco em alguns pontos de sua residência.

✔ Telas de LCD

Podem emitir uma corrente elétrica capaz de causar interferências no sinal do seu roteador.

Porém, na prática é muito difícil que isso não ocorra, podendo sempre haver perda de sinal. Isso irá interferir, principalmente, no alcance do sinal e na velocidade de transmissão dos dados.